Saúde e Desenvolvimento Infantil: do nascimento à adolescência II
Este curso capacita os servidores da UFRJ no campo da teoria do desenvolvimento e da saúde infantil, apresentando as principais contribuições teóricas do psicanalista Donald W. Winnicott, assim como verificar as contribuições e aplicações teóricas e práticas do psicanalista, propondo um novo paradigma no campo de trabalho das ciências humanas e da saúde.
Modalidade
Presencial
Ambiente Organizacional
Ciências da Saúde e Ciências Humanas Jurídicas e Econômicas
Público-alvo
Servidores da UFRJ que tenham atuação voltada para o atendimento a crianças e adolescentes.
Carga-horária
120 horas
Conteúdo
Unidade I – Contribuições na observação de bebês
1. As contribuições de Alessandra Piontelli na observação do desenvolvimento do feto
2. As contribuições de Esther Bick na observação de bebês em desenvolvimento
3. As contribuições de Daniel N. Stern na construção do mundo interno do bebê
Unidade II – Vida e obra de Donald W. Winnicott e principais conceitos teóricos
1. Winnicott – vida e obra
2.Principais conceitos teóricos
Unidade III – Teoria do desenvolvimento emocional I
1. O desenvolvimento emocional primitivo
2. Preocupação materna primária
3. Objetos transicionais e fenômenos transicionais
4. O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil
5. Holding e handling
6. A confiabilidade
7. O gesto espontâneo
8. A mente e sua relação com o psique-soma
9. Distorção do ego em termos de verdadeiro e falso self
10. A capacidade de ficar só
11. O desenvolvimento da capacidade de concernimento
12. Agressão, agressividade e suas origens
13. Retraimento e regressão
14. O brincar
15. O jogo da espátula e o jogo dos rabiscos
16. A criatividade e suas origens
Unidade IV: O bebê e sua família
1. O primeiro ano de vida
2. O relacionamento entre uma mãe e seu bebê
3. Um homem encara a maternidade
4. E o pai?
5. O bebê como pessoa
6. A alimentação no bebê
7. O que é uma criança normal?
8. A adolescência
Unidade V – Psicopatologia do desenvolvimento e psicossomática
1. O medo do colapso
2. Pediatria e psiquiatria
3. Psicose e cuidados maternos
4. Pediatria e neurose infantil
5. Definição teórica no campo da psiquiatria infantil
6. Contribuições da psicanálise à obstetrícia
7. Atendimento de caso com crianças mentalmente perturbadas
8. Autismo e esquizofrenia infantil em termos de fracasso adaptativo
9. A psicose na criança e no adolescente
10. Tratamento para psiquiatria de crianças
11. Os doentes mentais na prática clínica
12. Provisão para a criança na saúde e na crise
13. O alicerce da saúde mental
14. Timidez e perturbação nervosa nas crianças
15. A enurese
Período de inscrição
18/08 a 10/09/2014
Período de realização
15/09 a 15/12/2014 (Módulo 1) e 02/03 a 22/06/2015 (Módulo 2)
Local
Maternidade Escola - R. das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ
Dias e horários
2ª, de 8 horas às 12 horas
Número de vagas
30 vagas
Locais de entrega da ficha de inscrição
Anfiteatro da Maternidade Escola