Saúde e Desenvolvimento Infantil: do nascimento à adolescência II

 

Este curso capacita os servidores da UFRJ no campo da teoria do desenvolvimento e da saúde infantil, apresentando as principais contribuições teóricas do psicanalista Donald W. Winnicott, assim como verificar as contribuições e aplicações teóricas e práticas do psicanalista, propondo um novo paradigma no campo de trabalho das ciências humanas e da saúde.

 

 Modalidade

Presencial

 

Ambiente Organizacional

Ciências da Saúde e Ciências Humanas Jurídicas e Econômicas

 

Público-alvo

Servidores da UFRJ que tenham atuação voltada para o atendimento a crianças e adolescentes.

 

Carga-horária

120 horas

 

Conteúdo

Unidade I – Contribuições na observação de bebês

1. As contribuições de Alessandra Piontelli na observação do desenvolvimento do feto

2. As contribuições de Esther Bick na observação de bebês em desenvolvimento

3. As contribuições de Daniel N. Stern na construção do mundo interno do bebê

 

Unidade II – Vida e obra de Donald W. Winnicott e principais conceitos teóricos

1. Winnicott – vida e obra

2.Principais conceitos teóricos

 

Unidade III – Teoria do desenvolvimento emocional I

1. O desenvolvimento emocional primitivo

2. Preocupação materna primária

3. Objetos transicionais e fenômenos transicionais

4. O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil

5. Holding e handling

6. A confiabilidade

7. O gesto espontâneo

8. A mente e sua relação com o psique-soma

9. Distorção do ego em termos de verdadeiro e falso self

10. A capacidade de ficar só

11. O desenvolvimento da capacidade de concernimento

12. Agressão, agressividade e suas origens

13. Retraimento e regressão

14. O brincar

15. O jogo da espátula e o jogo dos rabiscos

16. A criatividade e suas origens

 

Unidade IV: O bebê e sua família

1. O primeiro ano de vida

2. O relacionamento entre uma mãe e seu bebê

3. Um homem encara a maternidade

4. E o pai?

5. O bebê como pessoa

6. A alimentação no bebê

7. O que é uma criança normal?

8. A adolescência

 

Unidade V – Psicopatologia do desenvolvimento e psicossomática

1. O medo do colapso

2. Pediatria e psiquiatria

3. Psicose e cuidados maternos

4. Pediatria e neurose infantil

5. Definição teórica no campo da psiquiatria infantil

6. Contribuições da psicanálise à obstetrícia

7. Atendimento de caso com crianças mentalmente perturbadas

8. Autismo e esquizofrenia infantil em termos de fracasso adaptativo

9. A psicose na criança e no adolescente

10. Tratamento para psiquiatria de crianças

11. Os doentes mentais na prática clínica

12. Provisão para a criança na saúde e na crise

13. O alicerce da saúde mental

14. Timidez e perturbação nervosa nas crianças

15. A enurese

 

Período de inscrição

18/08 a 10/09/2014

 

Período de realização

15/09 a 15/12/2014 (Módulo 1) e 02/03 a 22/06/2015 (Módulo 2)

 

Local

Maternidade Escola - R. das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

 

Dias e horários

2ª, de 8 horas às 12 horas

 

Número de vagas

30 vagas

 

Locais de entrega da ficha de inscrição

Anfiteatro da Maternidade Escola