Novas perspectivas para Secretarias Acadêmicas dos cursos de Graduação da UFRJ
Atendendo a uma demanda interna de formação e atualização por parte dos profissionais que atuam nas secretarias acadêmicas dos cursos de graduação da UFRJ, este curso tem como objetivo fornecer subsídios pedagógicos e administrativos quanto aos procedimentos e ferramentas de gerenciamento e organização acadêmica que fazem parte da rotina de uma secretaria de graduação, a fim de atender de maneira padronizada e eficiente as demandas do corpo discente e docente da Universidade.
Inscrições Prorrogadas!
Modalidade
Semi presencial
Ambiente Organizacional
Administrativo
Objetivos
- Ampliar a visão instrumental e operacional dos participantes sobre o trabalho desenvolvido nas secretarias acadêmicas de graduação;
- Fornecer informações sobre os setores/estrutura acadêmica da Universidade relacionada à vida do aluno;
- Apresentar as diferentes formas de ingresso adotadas pela UFRJ, bem como as ferramentas e procedimentos adotados em cada uma delas;
- Instrumentalizar os participantes quanto aos procedimentos acadêmicos presentes na rotina da secretaria, principalmente no que diz respeito ao uso das plataformas de Gestão Acadêmica (SIGA, Pré-Matrícula, SGA, TIM);
- Elaborar um novo modelo de procedimentos para o funcionamento das secretarias, respeitando as necessidades e características de cada uma;
Público-alvo
Servidores da UFRJ lotados nas secretarias acadêmicas de graduação.
Pré-requisito
Ensino Médio Completo e estar lotado em secretaria de graduação.
Carga-horária
80 horas (40 presenciais e 40 a distância)
Conteúdo
- Setores ligados a Graduação suas funções e atribuições (DAE, DIA, CEG, entre outros);
- Acesso a graduação: Primeiro Acesso - Ingresso para calouros via SiSU/Enem; Sisu/THE; Procedimentos, ferramentas/plataformas online de gestão acadêmicas de acesso adotados;
- Outras Formas de acesso: Formas de ingresso por vagas remanescentes;
- Estudo dos procedimentos a partir do calendário acadêmico (Parte I);
- Estudo dos procedimentos a partir do Calendário Acadêmico (Parte II);
Atenção!!
A outra parte do curso, que são os módulos Ética no Serviço Público e Redação Oficial, será ministrada online.
Período de inscrição
29/04 a 17/05/2015
ATENÇÃO:
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 17/05
Período de realização
Em 2016. Aguardar e-mail para informação de início do curso.
Local
Sala modular número 2 (Containeres no térreo do prédio da reitoria, em frente ao lago).
Número de vagas
30 vagas
Para realizar a sua inscrição: